= x

Blog

Início / Blog

Conheça os motivos dos coworkings serem um sucesso

Conheça os motivos dos coworkings serem um sucessoCoworkings são um sucesso e existem muitos motivos para isso. Resumindo em três palavras, temos: flexibilidade, economia e estrutura. Afinal, trata-se de um serviço que se adapta às necessidades dos usuários e promove a redução de custos, mas sem deixar a desejar em relação à estrutura oferecida.

Isso significa que, ao trocar um escritório próprio por um plano de coworking, não há perdas, apenas ganhos. Quer conhecer os motivos que justificam a fama desses espaços compartilhados de trabalho? Continue a leitura e confira!

Por que os coworkings são um sucesso?

Nada se torna sucesso por acaso. Se várias pessoas começam a escolher um mesmo produto ou serviço é sinal de que aquilo realmente oferece vantagens e possui diferenciais.

Quando se trata dos coworkings, existem vários motivos que justificam o seu sucesso. Vamos conhecê-los?

1. Porque contam com opções para diferentes necessidades

Cada empresa ou profissional autônomo possui necessidades diferentes. Enquanto para um designer, ter uma estação de trabalho em um escritório compartilhado é o suficiente, para uma startup pode ser preciso uma sala reservada.

Os coworkings atendem os dois tipos de necessidades, pois oferecem opções de mesa rotativa e de salas de escritório privativas. Assim, os usuários escolhem a modalidade mais adequada para o seu contexto.

2. Porque oferecem planos flexíveis

Já dizia o filósofo Heráclito: “A única coisa que não muda é que tudo muda”. No mundo dos negócios, empresas podem expandir, encolher em momentos de crise ou até precisar mudar de endereço.

Em uma sala comercial alugada convencional, essas situações são sinônimo de: quebra de contrato, multa, mudança, aquisição de novos móveis, entre outras dores de cabeça. Já no coworking não, pois os planos são flexíveis e não possuem amarras.

3. Porque ajudam a reduzir custos

Alugar um imóvel para montar um escritório, além de muito trabalho, envolve diversos custos. Afinal de contas, é necessário mobiliar, contratar serviços e cuidar da manutenção do local, para garantir a estrutura que a empresa precisa para funcionar.

Optando pelo coworking, você troca uma extensa lista de custos por apenas um: a assinatura do serviço. Através dessa redução de custos é possível direcionar recursos para outras áreas, como:

  • Contratação de mais funcionários;
  • Cursos de especialização;
  • Sistemas para aumentar a eficiência do negócio;
  • Viagens de negócios e participação em eventos.

4. Porque estão localizados estrategicamente

No mercado imobiliário existem diversos aspectos que influenciam o valor do aluguel de um imóvel e a localização está entre os principais. Por isso, antes do surgimento dos coworkings, apenas empresas consolidadas tinham escritórios em polos empresariais, como a Avenida Paulista.

Felizmente isso mudou e hoje é possível iniciar uma empresa em uma região estratégica. As vantagens incluem desde a facilidade para ir todos os dias para o escritório, até questões comerciais, como transmitir credibilidade através de um endereço de prestígio.

5. Porque oferecem uma estrutura digna de grandes empresas

Além da localização, os coworkings democratizam o acesso a uma estrutura completa antes associada apenas a empresa já consolidadas, como:

  • Atendimento telefônico personalizado, ou seja, a secretária atende as ligações em nome da sua empresa;
  • Atendimento telefônico realizado por profissionais trilíngues;
  • Endereço fiscal para registrar o empreendimento e comercial para usar em materiais de divulgação;
  • Salas de reunião decoradas e equipadas com mobília, projetor, ar condicionado, máquinas de café, entre outros detalhes que tornam o ambiente agradável e funcional;
  • Auditório para a realização de eventos e promover seu negócio.

6. Porque os residentes se tornam parte de uma comunidade

Os coworkings estimulam a criação de uma comunidade entre os residentes. Afinal, embora cada um tenha o seu espaço e o seu trabalho, existe muita troca. As pessoas interagem nos momentos de pausa das suas atividades, trocam ideias, conhecimentos e até firmam parcerias comerciais.

7. Porque inspiram inovação

A inovação é um elemento fundamental para o alcance do sucesso em mercados competitivos. E para inovar é preciso se conectar constantemente com novas ideias. Ao frequentar um coworking você tem contato diário com uma grande diversidade de opiniões e visões, tornando a rotina extremamente enriquecedora.

8. Porque estimulam o networking

Mais um motivo para o sucesso dos coworkings é a facilidade para fazer networking. Seja no elevador, na área de descanso, no happy hour ou em eventos realizados no local, sempre há oportunidades para se aproximar dos colegas, conhecer as empresas deles e apresentar a sua.

Através desses contatos você se torna mais conhecido, constrói relacionamentos e aumenta as chances de ser indicado para novos trabalhos. É também uma forma de ter acesso a informações importantes para o seu trabalho, que dificilmente teria de outras maneiras.

9. Porque ajudam no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Questões de saúde mental estão ganhando cada vez mais destaque na mídia e nas instituições. Afinal, já está mais do que provado que não dá para ser produtivo e bem-sucedido a longo prazo sem estar plenamente bem.

O trabalho remoto, embora seja prático, leva muitos profissionais a se excederem, passando horas demais trabalhando, deixando de descansar e cuidar de si. Nos coworkings há um forte incentivo ao equilíbrio, tanto pela configuração do espaço quanto pela convivência entre os residentes.

Além dos espaços direcionados para o trabalho, há ambientes e eventos voltados ao lazer e relaxamento. Esse é o caso do lounge de descompressão e dos happy hours semanais, que funcionam como lembretes para os coworkers de que o descanso e a diversão também são necessários.

10. Porque possibilitam que os coworkers se dediquem totalmente ao trabalho

Em uma sede própria, o empresário precisa dividir seu tempo entre as questões do negócio e do imóvel. Isso significa incluir na agenda tanto reuniões com clientes quanto a contratação de prestadores de serviço para manutenção, por exemplo.

Especialmente no início da empresa é difícil conseguir delegar a gestão do escritório. Entretanto, o tempo dedicado a esses detalhes, compromete o empenho em relação a pontos estratégicos.

Aqueles que optam pelo coworking podem se dedicar integralmente ao negócio, porque o gerenciamento da estrutura é parte do serviço. Assim, direcionam esse recurso valioso que é o tempo, estrategicamente.

Como desfrutar das vantagens oferecidas pelos coworkings?

Viu só quantos motivos fazem dos coworkings um sucesso? No entanto, é preciso lembrar que em todos os segmentos existem diferentes níveis de qualidade. Então, se você busca um serviço completo, com todas as características citadas, precisa fazer uma boa escolha.

No Club Coworking você encontra todas as facilidades mencionadas, além de várias outras, tudo isso em localizações estratégicas na cidade de São Paulo. Acesse o site e conheça o seu novo local de trabalho!