= x

Blog

Início / Blog

Estratégias para ter sucesso no empreendedorismo

Sucesso no empreendedorismo: conheça estratégias

O Brasil é um país empreendedor. A cada dez pessoas, três são donas do próprio negócio ou estão envolvidas na criação de uma empresa. Mas, além do dom natural dos brasileiros, existem algumas estratégias para ter sucesso no empreendedorismo e alcançar o objetivo desejado.

Buscar conhecimento, construir uma boa rede de contatos, ter conhecimento sobre a área que pretende entrar e o público-alvo, estão entre os principais pontos a considerar. 

Continue a leitura para saber mais e conferir dicas poderosas que irão ajudar na sua jornada empreendedora!

Como ter sucesso no empreendedorismo?

Confira, a seguir, uma sequência de dicas para ter sucesso no empreendedorismo que abrangem os diversos aspectos dessa modalidade de carreira. Através das ações a seguir, você poderá se tornar um grande empreendedor!

1. Saiba se o empreendedorismo é realmente para você

Antes de mergulhar de cabeça, é vital entender se o empreendedorismo se encaixa no seu perfil.

Ser empreendedor exige resiliência, paixão e uma disposição constante para aprender e se adaptar. Existem pessoas que não possuem esse perfil e não há nada de errado com elas.

Reflita sobre sua tolerância ao risco, capacidade de lidar com incertezas e se você está pronto para abraçar os altos e baixos que vêm com isso. Assim, evitará iniciar uma jornada apenas porque outras pessoas estão empreendendo, pois o importante é entender o que você realmente deseja.

2. Prepare-se para correr riscos controlados

A jornada de um empreendedor envolve correr riscos, mas sempre calculados, sem apostar tudo em uma única cartada.

Antes de tomar decisões importantes, avalie os prós e contras, faça pesquisas de mercado, entenda seu público-alvo e esteja preparado para ajustar seu plano conforme necessário. O sucesso muitas vezes vem da capacidade de gerenciar e reduzir riscos.

3. Planeje suas finanças

Ter controle financeiro é fundamental. Estabeleça um planejamento sólido, defina um orçamento realista e esteja preparado para os altos e baixos do fluxo de caixa. Se possível, mantenha uma reserva para imprevistos e evite misturar finanças pessoais e empresariais.

Inclusive, se pretende deixar seu emprego para empreender, é necessário reunir o valor necessário para se manter por alguns meses, até que o negócio comece a trazer retornos.

Esse cuidado, além de evitar dívidas, dará mais tranquilidade para você se dedicar estrategicamente à nova empresa, sem se afobar para ter retornos rápidos e prejudiciais para a saúde do empreendimento.

4. Encontre um mentor

Ter alguém experiente para buscar orientação é uma grande oportunidade de aprender e evitar diversos erros comuns do início da jornada empreendedora.

Um mentor pode oferecer insights valiosos, compartilhar experiências e ajudar a evitar armadilhas comuns do início da trajetória. Busque alguém que admire e que tenha alcançado sucesso no seu ramo de atuação.

Vale lembrar que seu mentor não precisa, necessariamente, ser do mesmo setor no qual você pretende entrar. Ter acesso a conhecimentos gerais de gestão e negócios já será de grande valor.

5. Invista na sua apresentação pessoal

Sua imagem é a primeira impressão que os outros terão ao encontrar você ou acessar seu site profissional e perfil nas redes sociais. Portanto, invista em uma boa apresentação pessoal, através de medidas como:

  • Vista-se de acordo com o seu mercado;
  • Trabalhe suas habilidades de comunicação;
  • Construa bons relacionamentos profissionais;
  • Transmita confiança aos clientes e parceiros de negócios.

6. Faça bons contatos

Networking é a chave para o crescimento e o sucesso no empreendedorismo. Através de bons contatos você irá conquistar clientes, realizar projetos em parceria com outras empresas e fortalecer a sua marca no mercado.

Para isso, esteja presente em eventos, conferências e grupos da sua área. E lembre-se de cuidar dos contatos que já tem, mantendo-se presente, indicando o trabalho de conhecidos, promovendo eventos da sua empresa etc.

7. Desfrute dos benefícios da tecnologia

A tecnologia pode ser uma das suas maiores aliadas, então desfrute dos benefícios que ela pode oferecer. Automatize processos, utilize ferramentas de gestão, esteja atento às tendências do mercado e utilize plataformas que facilitem a interação com seu público-alvo.

8. Tenha uma presença digital consistente

A presença digital é crucial nos dias de hoje. Esteja ativo nas redes sociais onde o seu público-alvo está, mantenha um site profissional bem estruturado e compartilhe conteúdo relevante.

Isso não apenas ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa quando fizerem buscas online, como também impulsiona a construção de uma imagem que transmite confiança e credibilidade.

9. Tenha um endereço de prestígio

Mesmo trabalhando remotamente, ter um endereço comercial de prestígio pode ser vantajoso para a credibilidade do seu negócio.

Observe o exemplo a seguir:

Uma pessoa está procurando por advogados em São Paulo e se depara com dois contatos de escritório. O primeiro está localizado em uma rua desconhecida, já o segundo fica na Avenida Paulista, uma das ruas mais importantes do Brasil.

Qual acha que ela irá escolher? Embora existam outros critérios a serem considerados na hora de tomar a decisão, é fato que um endereço mais conhecido faz com que a sua empresa ganhe pontos. Então lembre-se disso ao escolher o local onde vai montar o seu escritório.

10. Encontre formas inteligentes de poupar recursos

Empreender envolve investir dinheiro em uma ideia para transformá-la em um negócio. São vários os custos envolvidos, então, é importante tomar decisões estrategicamente.

Nesse contexto, existem formas inteligentes de poupar recursos sem prejudicar o crescimento da empresa. Uma delas é o coworking, uma estrutura de escritório compartilhada com outros empreendedores.

Além de economizar recursos, optando pelo coworking você tem acesso a uma série de benefícios, como:

  • Endereço de prestígio para registrar sua empresa e usar em materiais de comunicação;
  • Possibilidade de escolher entre mesa rotativa ou sala privativa;
  • Serviço de atendimento telefônico personalizado em nome da sua empresa (como se tivesse uma secretária particular!);
  • Gestão de correspondências;
  • Salas de reunião e auditório estruturados para receber clientes e promover eventos;
  • Ambiente para descompressão que estimula o equilíbrio e favorece a produtividade.

Viu só quantos benefícios o coworking pode proporcionar para a sua jornada empreendedora? Venha para o Club Coworking e aproveite!

Aproveite o Black November do Club Coworking!

Durante o mês de novembro, os planos virtuais estão com 50% de desconto no Club Coworking. Isso significa contratar serviços de endereço fiscal e comercial, atendimento telefônico e gestão de correspondências por valores incríveis!

Precisa de uma sala de escritório privativa? Garanta 40% de desconto na unidade Club Coworking Paulista.

Aproveite a oportunidade e venha se tornar parte da nossa comunidade!