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Como montar lista de prospecção de clientes?

Passo a passo para criar uma lista de prospecção de clientes eficiente

Ter uma lista de prospecção de clientes é uma ótima forma de organizar e direcionar seus esforços para alcançar novos negócios de forma estratégica.

Em vez de entrar em contato aleatoriamente com possíveis clientes, uma lista bem estruturada permite focar nas pessoas ou empresas com maior chance de se interessar pelo que você oferece.

Mas como montar uma lista de forma efetiva? Continue a leitura para descobrir e conferir outras informações relevantes sobre o assunto, como a função dessa listagem e suas vantagens. Vamos lá?

O que é lista de prospecção de clientes?

A lista de prospecção de clientes é um conjunto de contatos organizados de acordo com critérios estratégicos, reunindo informações de potenciais compradores que possam se interessar pelo seu produto ou serviço.

Trata-se de uma listagem que ajuda a tornar a abordagem comercial mais direcionada e eficiente, aumentando as chances de conversão. Assim, o vendedor direciona seus esforços para contatos com reais chances de fechar negócio.

Para que serve a lista de prospecção de clientes?

O principal objetivo da lista de prospecção é facilitar o processo de captação de novos clientes.

Com os contatos organizados e segmentados, fica mais fácil personalizar abordagens, manter um fluxo contínuo de prospecção e acompanhar o progresso de cada interação. Além disso, a lista permite otimizar tempo e recursos, evitando direcionar esforços para leads que não possuem perfil adequado.

Vantagens de ter uma lista de clientes para prospecção

Ter uma lista bem estruturada traz diversas vantagens, veja as principais a seguir.

Maior eficiência nas abordagens

Ao focar em contatos qualificados, ou seja, com maiores chances de fechar negócio com a sua empresa, a comunicação se torna mais assertiva. Afinal, se tem maior clareza sobre o perfil do cliente e suas necessidades.

Melhor organização

A lista deixa o processo de prospecção bem mais organizado, possibilitando um acompanhamento detalhado das interações. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar boas oportunidades e aproveitá-las.

Aumento da taxa de conversão

Quando os contatos são feitos com leads mais alinhados ao seu negócio, as chances de fechar negócio se tornam maiores. Afinal, são pessoas e empresas previamente selecionadas com base em seu perfil.

Otimização do tempo

Sem uma lista de prospecção, não se tem um direcionamento para entrar em contato com clientes em potencial, tornando a tarefa cansativa e pouco efetiva. Ao contar com ela, se reduz o desperdício de esforços com leads que não possuem interesse no seu produto ou serviço.

Possibilidade de estratégias contínuas

Uma base atualizada de leads permite a criação de campanhas futuras com foco no relacionamento. Afinal, não basta fechar uma venda, é importante investir na fidelização para manter uma carteira consistente de clientes.

Como gerar lista de clientes?

Para criar uma lista de prospecção eficiente, é preciso ter um bom planejamento e usar diferentes fontes de informação. Entre os principais meios para reunir contatos quentes estão:

  • Redes sociais profissionais, como LinkedIn, possibilitam a identificação e conexão com agentes decisores de empresas.
  • Eventos e feiras do setor são ótimos para fazer networking e trocar contatos.
  • Indicações de clientes e parceiros que já conhecem seu produto ou serviço e podem recomendar para outras pessoas.
  • Ferramentas de gestão de clientes e bancos de dados, que oferecem listas segmentadas para facilitar o processo de prospecção.

Passo a passo de como montar lista de prospecção de clientes

Confira os passos mais importantes para montar uma lista de prospecção de clientes para direcionar seu trabalho e aumentar as chances de conversão.

Identifique o perfil de cliente ideal

Antes de começar a reunir contatos, é essencial definir quem são os clientes que mais se beneficiariam do seu produto ou serviço. Afinal, uma lista bem feita vale mais do que outra extensa que não considera o perfil dos prospects.

Portanto, leve em consideração fatores como setor de atuação, porte da empresa (se aplicável), localização, desafios e necessidades.

Explore perfis nas redes sociais

As redes sociais são um celeiro de contatos, mas, claro, é preciso se dedicar à pesquisa para usá-la como fonte para a criação da sua lista. Para isso, explore plataformas como LinkedIn, Instagram e até mesmo grupos no Facebook.

Além de analisar perfis, aproveite para interagir de maneira estratégica, podendo construir conexões antes mesmo do primeiro contato oficial.

Invista em ferramentas de prospecção

Atualmente, existem ferramentas capazes de facilitar e muito o processo de prospecção, como softwares de CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente), plataformas de automação de marketing e bancos de dados etc.

Se fizer sentido para o porte e momento da sua empresa, vale a pena considerar esse tipo de investimento.

Aposte em estratégias inbound e outbound

Saiba mais sobre duas diferentes abordagens para conseguir contatos de clientes em potencial.

Inbound marketing

Busca atrair leads qualificados por meio da produção de conteúdos relevantes em sites e redes sociais, além da captação de contatos em landing pages. 

Landing pages são páginas da web criadas com foco na conversão de visitantes em leads ou clientes, geralmente por meio de uma oferta específica e um formulário de captação de dados.

Outbound marketing

Inclui abordagens diretas, como envio de e-mails e ligações, podendo ser usado para alcançar potenciais clientes de forma ativa.

Segmente os contatos da lista

Além de listar clientes em potencial, é importante agrupar os contatos por critérios, como nível de engajamento, cargo ou histórico de interações. Dessa forma, é possível personalizar as abordagens e priorizar oportunidades de fechamento mais rápido.

Veja como o coworking pode ajudar na prospecção de clientes

O coworking pode ajudar na prospecção de clientes tanto de forma direta quanto indireta.

Primeiramente, por se tratar de um local com diversos profissionais e empresas, facilita o networking. Como consequência, é possível conquistar clientes no próprio espaço.

Outras facilidades incluem:

  • Atendimento telefônico personalizado com transmissão de recados em tempo real, possibilitando que entre em contato rapidamente com os clientes em potencial;
  • Sala de reunião estruturadas para receber os prospects com todo o conforto necessário;
  • Localização estratégica para os negócios;
  • Apoio para a construção de uma imagem de credibilidade;
  • Sem preocupações com questões estruturais, é possível se dedicar totalmente à gestão do negócio, incluindo a captação de clientes.

Traga sua empresa para o Club Coworking para desfrutar dessas e diversas outras facilidades! Acesse o site e saiba mais.