Existe algo mágico na maneira como a música pode nos transportar para diferentes lugares, suscitar memórias e gerar emoções. Quando se trata do ambiente de trabalho, ela pode ser mais do que uma distração e sim uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade.
Mas para obter esses benefícios é preciso escolher o gênero musical correto e, principalmente, se conhecer para usar esse recurso a seu favor.
Continue lendo para saber mais sobre o poder da música sobre a produtividade e conferir dicas de como usá-la com essa finalidade. Vamos lá?
Benefícios da música para aumentar a produtividade
Veja a seguir 4 benefícios que a música pode proporcionar para o seu desempenho durante o dia de trabalho.
Melhora do foco e da concentração
Quando você está imerso em uma tarefa que requer foco, a música pode criar uma bolha de concentração ao seu redor. Ela ajuda a bloquear distrações externas, como conversas de colegas ou barulhos comuns dos escritórios.
Redução do estresse e da ansiedade
A rotina agitada do ambiente profissional pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade. A música tem o poder de acalmar a mente e reduzir essas tensões. Escolher melodias suaves ou o gênero clássico pode criar um ambiente tranquilo no escritório, tornando-o mais agradável e menos estressante.
Motivação e energia
Em dias em que a energia está baixa, a música pode ser a injeção de ânimo que você precisa. Canções animadas podem ajudar a manter sua motivação em alta, tornando mais fácil enfrentar tarefas desafiadoras e manter uma atitude positiva.
Estímulo para a criatividade
A música não apenas ajuda na produtividade, mas também pode estimular a criatividade. Ela é capaz de abrir portas para novas ideias e perspectivas, tornando o processo criativo mais fluido e dinâmico.
Como usar a música para aumentar a produtividade no trabalho?
Até aqui você já conheceu os principais benefícios que a música pode proporcionar em relação à produtividade. No entanto, é preciso destacar que não basta ouvir qualquer playlist, é preciso escolher o gênero correto para obter esse efeito.
As dicas a seguir irão ajudar você a fazer boas escolhas, confira!
1. Conheça seu estilo de trabalho
Antes de dar play na sua playlist, leve em consideração o seu estilo de trabalho. Se você precisa de total silêncio para determinadas tarefas, a música pode não ser a melhor opção.
Apesar de diversas pesquisas apontarem os benefícios da música para a concentração e a produtividade, isso não significa que funcione para todos. Então, experimente e veja se faz sentido para o seu perfil.
2. Prefira músicas instrumentais
Já adiantamos que não é qualquer tipo de música que pode impulsionar a produtividade. Especialmente as canções com letra, podem mais distrair do que ajudar na concentração.
O ideal é optar por músicas instrumentais com ritmos e batidas estáveis. Quando é mantido um ritmo constante, como ocorre com a música eletrônica e clássica, por exemplo, se alcança o efeito de fortalecimento do foco no trabalho.
3. Crie playlists para diferentes momentos
Organize suas músicas em playlists para diferentes momentos do dia. Uma playlist para concentração, outra para momentos mais tranquilos e assim por diante. Isso permitirá que tenha sempre à mão a trilha sonora certa para cada tarefa.
4. Use fones de ouvido de qualidade
Como estamos falando do ambiente de trabalho, é indispensável o uso de fones de ouvido. Além de melhorarem a experiência do ouvinte e criarem um universo particular, abafam ruídos e não incomodam os colegas de trabalho.
Por tudo isso, investir em fones de ouvido de qualidade é essencial para obter o melhor som e minimizar qualquer desconforto durante o dia de trabalho.
5. Ajuste o volume
O volume é um ponto muito importante da experiência de ouvir música durante o trabalho. Além de ser prejudicial para a audição, manter o volume alto irá comprometer o objetivo de aumentar a concentração e a produtividade.
Tenha em mente que o objetivo é ter um som ambiente, em um volume que abafe ruídos, mas sem ser cansativo.
6. Esteja aberto a experimentar
Não tenha medo de experimentar diferentes estilos musicais. Você pode se surpreender ao descobrir que um gênero que nunca considerou ouvir pode ser o ideal para o seu ambiente de trabalho.
Ao final da postagem você poderá conferir uma lista de gêneros musicais para aumentar a concentração.
7. Estabeleça limites de tempo
Defina limites de tempo para ouvir música durante o trabalho. Afinal, por mais que seja um recurso interessante, é preciso manter limites saudáveis para não prejudicar a audição.
Apesar de não haver um consenso entre os médicos sobre o tempo de uso, existe a recomendação de realizar pausas ao longo do dia. Você pode aproveitar os intervalos do trabalho, que também são importantes, para retirar o fone e descansar.
8. Se observe e identifique as necessidades do momento
Haverá momentos em que a música será positiva, e outros em que você precisará de silêncio absoluto. Esteja atento às suas necessidades e ajuste a música de acordo.
Tipos de música para aumentar a concentração no trabalho
Confira algumas sugestões de gêneros musicais para ouvir durante o trabalho.
Ambient: projetada para criar um ambiente sonoro relaxante e é excelente para tarefas que requerem concentração.
Folk instrumental: bastante relaxante, pode ser ótima para tarefas que exigem criatividade e concentração.
Jazz instrumental: uma opção elegante e suave para manter o foco durante o trabalho.
Lo-fi: é conhecido por sua batida suave e tranquila, tornando-se uma escolha popular para momentos de trabalho focado.
Música clássica: com suas melodias suaves e ausência de letras, a música clássica é frequentemente usada para melhorar a concentração.
Música eletrônica instrumental: oferece uma variedade de ritmos que podem manter o ritmo do trabalho sem distrações com as letras.
New age: desenvolvida para induzir o relaxamento e o foco, é mais uma boa opção para o trabalho concentrado.
Como foi possível ver, a música pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho. Experimente diferentes estratégias e leve esses benefícios para a sua rotina.
Aproveite o Black November do Club Coworking!
Durante o mês de novembro, os planos virtuais estão com 50% de desconto no Club Coworking. Isso significa contratar serviços de endereço fiscal e comercial, atendimento telefônico e gestão de correspondências por valores incríveis!
Precisa de uma sala de escritório privativa? Garanta 40% de desconto na unidade Club Coworking Paulista.
Aproveite a oportunidade e venha se tornar parte da nossa comunidade!