O trabalho remoto cresceu muito na última década, especialmente nos anos marcados pela pandemia. Os profissionais que atuam nessa modalidade podem trabalhar de onde quiserem, e é daí que surge a comparação entre os espaços de coworking e o isolamento do home office.
Trabalhar remotamente é bastante vantajoso e até desejado por muitas pessoas. No entanto, a longo prazo a solidão pode ser um ponto problemático. Interagir com os colegas apenas por videochamadas e chats e não sair de casa, aos poucos vai se tornando cansativo.
Os espaços de coworking são a opção ideal para quem deseja escapar da sensação de solidão gerada pelo home office. Vamos entender melhor esse comparativo? Continue a leitura e acompanhe!
Efeitos que o isolamento do home office pode gerar
Acordar, tomar o café da manhã e ir para o cômodo ao lado trabalhar. Uma rotina que aparentemente é menos cansativa, por não envolver deslocamento, mas pode ser exaustiva pela permanência no mesmo ambiente.
A sensação de solidão é capaz de afetar o desempenho profissional de diversas formas, gerando desmotivação e comprometendo o alcance de metas. Mais um ponto prejudicado é o trabalho em equipe, afinal, nem todos conseguem realizar tarefas colaborativamente interagindo apenas online.
Além dos impactos no desempenho no trabalho, a solidão está associada a uma série de efeitos negativos para a saúde. Questões como a ansiedade e a depressão estão correlacionadas com a solidão e a falta de limites do home office, especialmente em relação aos horários de intervalo e fim do expediente.
Como os espaços de coworking ajudam a combater a solidão do home office?
Para se manter saudável, produtiva e feliz, uma pessoa precisa se sentir conectada a outras. Trabalhar em um espaço de coworking é uma forma fácil e eficaz de combater a solidão quando se trabalha remotamente.
Nesses ambientes há muitas oportunidades de socialização. Uma simples conversa durante a pausa para o café já é capaz de fazer a diferença. Isso sem contar nos eventos e no tradicional happy hour ao final da semana.
Alguns podem questionar se outros locais com circulação de pessoas, como cafeterias, não seriam o suficiente para evitar a solidão. No entanto, nesses ambientes falta uma estrutura adequada para trabalhar, como cadeiras ergonômicas, salas de reunião, entre outros detalhes.
Nos espaços de coworking se tem um ambiente pensado para estimular a produtividade, a ergonomia e a interação da comunidade. Esse é um dos motivos do sucesso desse formato que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.
Benefícios dos espaços de coworking para o bem-estar e a produtividade
Há uma série de benefícios encontrados nos espaços de coworking. Ter a oportunidade de criar uma rotina de trabalho, mesmo que remota, impacta em mais flexibilidade, produtividade, criatividade e senso de pertencimento.
A seguir iremos listar os principais benefícios que o coworking oferece, seja para profissionais que trabalham remotamente ou empresas que queiram proporcionar um ambiente agradável à sua equipe. Vamos lá?
Flexibilidade
Uma das vantagens de trabalhar em espaços de coworking é a flexibilidade. Você pode gerenciar seu horário de trabalho como achar melhor. O simples fato de caminhar pelo ambiente fará com que se sinta parte da equipe, fortalecendo a motivação.
Essa liberdade permite que trabalhe em seu próprio ritmo e tire o melhor proveito disso. Inclusive, a configuração dos espaços de coworking, assim como a decoração, oferece um ambiente acolhedor que motiva os residentes.
Produtividade
Quando se está em home office, é apenas você naquele ambiente. Logo, não há outras pessoas para se inspirar e entrar em um clima de produtividade. Já os espaços de coworking estão cheios de profissionais trabalhando e se dedicando às suas atividades. Isso contagia!
Mesmo que cada coworker tenha a sua área de atuação, muitas trocas de conhecimento podem acontecer. Essa interação permite refrescar a mente e trazer novas perspectivas para o seu trabalho, tornando-o mais rico.
Foco
Sem uma contextualização, pode parecer que estar em casa é muito mais estimulante para o foco do que em um ambiente com outras pessoas. No entanto, quando se mora com outras pessoas a situação pode ser bem diferente.
O barulho do teclado do colega na mesa ao lado não irá atrapalhar a sua concentração da mesma maneira que o interfone tocando ou o som alto da TV na sala. Isso fora as interrupções que são bastante comuns em casa.
Vale mencionar que nos coworkings há a opção de salas privativas para quem preferir. Então, quem perde o foco com facilidade pode optar por um espaço exclusivo, sem ter que se isolar, pois basta abrir a porta para interagir com os colegas.
Pertencimento
A necessidade de pertencimento é uma característica dos seres humanos. Nós gostamos de ser parte de grupos. Talvez seja por isso que muitos sofram com o isolamento do home office, porque a interação apenas online muitas vezes não é suficiente para manter fortes os laços.
Os espaços de coworking são pensados para estimular a formação de uma comunidade. Isso pode ser visto na configuração dos ambientes e na dinâmica de funcionamento.
Trata-se de um local que combina muito bem os momentos individuais, de realizar tarefas que exigem concentração, e os coletivos, com a troca de experiências e conhecimento.
Economia
Além de todas as vantagens relacionadas ao bem-estar e produtividade, os espaços de coworking ajudam na economia de recursos. Para empresas que fecham planos para a sua equipe é uma redução de custos significativa, se comparado à manutenção de uma sede própria.
Para os profissionais autônomos, é um investimento em mais motivação, networking, aprendizado e desenvolvimento. Afinal de contas, por mais que o home office seja uma opção de praticamente custo zero, tem o alto preço do isolamento e seus efeitos sobre a saúde mental.
Conclusão
Os espaços de coworking oferecem muitos benefícios, mostrando-se adequados para qualquer tipo de trabalho remoto. Além de evitar o isolamento do home office, se tem acesso a uma série de facilidades que promovem a produtividade e a motivação.
Você não se sentirá ansioso ou solitário porque terá pessoas para conversar e compartilhar ideias. E não podemos esquecer de mencionar se tratar uma opção bem mais acessível do que alugar um escritório.
Quer conhecer um espaço completo e se tornar parte de uma comunidade em que todos se ajudam? Venha para o Club Coworking! Entre em contato para conhecer as opções de planos disponíveis.