Atualmente, grande parte das empresas possui perfis nas principais redes sociais. No entanto, muitas ignoram a importância do LinkedIn, uma plataforma voltada especificamente para os negócios.
Mais do que promover marcas, o LinkedIn é um ambiente digital que possibilita estabelecer conexões e a construir relacionamentos. Quer saber mais sobre o potencial da ferramenta? Continue acompanhando e confira!
A importância do LinkedIn para empresas em 6 fatos
Para entender a importância do LinkedIn é necessário conhecer os impactos que a plataforma pode gerar, acompanhe!
1. Fortalece do senso de pertencimento da equipe
Por ser uma rede social voltada para o mundo dos negócios, uma das informações mais importantes no perfil dos usuários é o local onde trabalham. Assim, os seus funcionários poderão incluir esse dado nos seus perfis, compartilhando também conquistas, como promoções, projetos etc.
Além de fortalecer o senso de pertencimento da equipe, isso ajuda na construção da marca empregadora. Afinal, ao verem profissionais compartilhando orgulhosos informações sobre a empresa, mais pessoas terão o desejo de trabalhar lá, o que é ótimo para atrair talentos.
2. Ajuda a enriquecer o repertório da marca
O repertório refere-se ao conjunto de elementos, histórias, símbolos, imagens, mensagens e experiências que uma marca acumulou ao longo do tempo e que estão associados à sua identidade e imagem.
Trata-se de uma espécie de “estoque” de ativos intangíveis que uma marca possui para se comunicar com seus clientes e influenciar sua percepção. E o LinkedIn pode ajudar a ampliar esse estoque, especialmente quando se trata de empreendimentos do tipo B2B, ou seja, que têm como clientes outras empresas.
Através da plataforma, é possível compartilhar conteúdos sobre projetos, conquistas, publicar artigos para construir autoridade e criar conexões. Tudo isso contribui para a marca enriquecer seu repertório, tornando-se mais conhecida e, consequentemente, requisitada.
3. Ideal para compartilhar estudos de caso e projetos
Em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e outros, não há tanto espaço para conteúdos mais aprofundados. Já o LinkedIn é ótimo para compartilhar estudos de caso e projetos, mostrando ao público a expertise da sua empresa.
No caso dos projetos, é válido marcar os perfis de pessoas e companhias que fizeram parte deles. Isso faz com que o alcance da publicação seja ainda maior, contribuindo para uma divulgação massiva do negócio.
4. Local para mostrar o lado “pessoal” da empresa
O LinkedIn pode ser uma extensão do site corporativo, trazendo um lado mais “pessoal” da organização. Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de fotos de eventos internos e confraternizações, treinamentos e até do dia a dia.
Quanto mais as pessoas conhecerem da empresa, mais estarão familiarizadas a ela. Assim, a marca se tornará presente na mente delas, beneficiando a conquista de novos clientes e talentos para a equipe.
5. Recrutar novos talentos
Entre as diversas funcionalidades do LinkedIn está a possibilidade de encontrar novos talentos para compor a sua equipe. Entre as vantagens de usar a plataforma para recrutamento estão:
- Ampla base de dados para buscar candidatos levando em conta critérios específicos;
- As empresas podem criar anúncios de vagas direcionados para alcançar um público específico, atraindo candidatos alinhados com suas necessidades;
- Acesso a ferramentas para triagem e avaliação de candidatos, facilitando a organização do processo seletivo;
- Os perfis no LinkedIn incluem detalhes profissionais, como histórico de trabalho, educação e recomendações, fornecendo aos recrutadores informações valiosas para avaliar os candidatos;
- O LinkedIn é uma plataforma global, o que significa que as empresas podem alcançar candidatos sem barreiras geográficas, ampliando a quantidade de talentos disponíveis.
6. Ótimo lugar para as pessoas encontrarem informações rápidas sobre sua empresa
Ao realizarem uma busca sobre a sua empresa, seja com interesse em contratar seus serviços ou encontrar oportunidades de trabalho, as pessoas irão encontrar no LinkedIn as informações que procuram com facilidade.
Na plataforma, esse tipo de dado é mostrado de modo mais simplificado do que em um site organizacional, por exemplo. E hoje, o comportamento de quem navega pela internet mostra que o foco está realmente em buscar informações objetivas.
Dicas para usar o LinkedIn para Negócios
Agora que você já conhece a importância do LinkedIn, confira dicas de como aproveitar o melhor da plataforma para a sua empresa!
Comece criando uma página corporativa
Em primeiro lugar, é necessário criar uma página corporativa para a sua empresa, que possui características diferentes dos perfis de profissionais. Inclua o maior número de informações possível e o logotipo em uma imagem de alta qualidade.
Inclua um link da página da empresa no LinkedIn no site corporativo
É importante incluir um link para a página da sua empresa no LinkedIn no site corporativo, em um local que as pessoas encontrem facilmente. Geralmente, isso é inserido na área superior ou inferior, ao lado de links para outras redes sociais, como Instagram, Facebook, Threads etc.
Peça aos colaboradores para atualizarem seus perfis
Informe à equipe sobre a criação da página no LinkedIn e peça para que os colaboradores a incluam nos seus perfis. Quanto mais pessoas interagirem, mais relevante a página irá se tornar na plataforma.
Invista na página do LinkedIn
Não basta criar a página e esperar que ela se torne relevante sozinha. É importante mantê-la ativa e ter uma estratégia, ou seja, saber exatamente o que deseja alcançar através da plataforma.
Em se tratando de investimentos, eles podem ser direcionados tanto para a produção de conteúdo quanto para os anúncios pagos. Os conteúdos podem incluir artigos com temas relacionados à área de atuação do seu negócio, postagens frequentes com imagens, notícias relevantes etc.
Interaja com outras páginas e perfis
Como o nome sugere, redes sociais foram feitas para a socialização. Dessa maneira, uma página no LinkedIn não deve ser algo estático, como um site. É necessário interagir com outras páginas e perfis, fazer comentários e daí por diante.
Apenas é importante ter atenção para, ao escrever em nome do empreendimento, manter o tom de voz da marca e evitar fazer comentários que não sejam adequados para uma empresa.
Viu só como o LinkedIn é importante para as empresas? Outra forma de ampliar o networking é através de um espaço de coworking. Nesse ambiente você poderá conhecer outros empreendedores, trocar conhecimentos e até selar parcerias de sucesso. Venha para o Club Coworking e torne-se parte da nossa comunidade!