= x

Blog

Início / Blog

O que é vendedor remoto? Saiba tudo sobre a carreira

Vendedor remoto: o que é, como funciona e quais as oportunidades na carreira

A área de vendas é bastante ampla, oferecendo diversas oportunidades, inclusive para profissionais que desejam atuar de forma autônoma e flexível, como no caso do vendedor remoto.

Se você está considerando essa carreira, continue a leitura para saber mais a respeito, incluindo o que faz um vendedor remoto, quanto ganha, recursos que facilitam a rotina e dicas para ter sucesso. Acompanhe!

O que é um vendedor remoto?

Um vendedor remoto é o profissional que realiza vendas a distância, ou seja, fora do ambiente da empresa. Além disso, ele pode ser funcionário da companhia ou atuar remotamente, vendendo produtos ou serviços de terceiros.

Apesar dessa carreira já existir há um bom tempo, se popularizou graças às facilidades proporcionadas pela tecnologia. Afinal, hoje, é possível realizar reuniões e outras atividades relacionadas de qualquer lugar.

O que são vendas remotas?

As vendas remotas são aquelas feitas sem a necessidade de contato presencial com o cliente. Assim, todo o processo, da prospecção ao fechamento, acontece por canais digitais, como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Mensagens;
  • Redes sociais;
  • Videoconferência;
  • Plataformas de vendas.

Esse modelo se tornou uma alternativa bastante interessante para alcançar clientes em diferentes regiões, sem depender de visitas físicas que exigem tempo e envolvem custos.

Além disso, permite mais agilidade no atendimento e na negociação, o que pode aumentar as chances de conversão e, também, de fidelização.

Quanto ganha um vendedor remoto?

A remuneração do vendedor remoto pode variar bastante, dependendo de uma série de fatores, nos quais se destacam o modelo de contratação, o segmento de atuação e o volume de vendas.

Em muitos casos, o vendedor remoto que atua como funcionário de uma empresa recebe um valor fixo mais comissões. No entanto, existem profissionais que trabalham apenas por comissão.

Segundo a plataforma Glassdoor, especializada na avaliação de empresas, a remuneração média do cargo de vendedor remoto é de R$ 7.493. Mas, lembrando, trata-se apenas de uma média que não considera as variáveis mencionadas presentes na carreira.

De maneira geral, assim como ocorre com outras áreas, quanto mais qualificado e experiente o profissional, maiores são as chances de conseguir boas comissões e bônus conforme o desempenho.

Por isso, investir em capacitação e conhecer bem os produtos ou serviços vendidos, além do público-alvo, pode fazer a diferença nos resultados e na remuneração.

Recursos que facilitam a rotina do vendedor remoto

De forma bastante básica, o vendedor remoto precisa apenas de um dispositivo conectado à internet para trabalhar. No entanto, existem recursos capazes de impulsionar a produtividade e o desempenho. Confira!

Ferramentas para comunicação

Venda é relacionamento, o que por sua vez depende de uma boa comunicação. Como estamos falando de uma atuação remota é necessário contar com boas ferramentas para tal.

Além dos meios tradicionais, como e-mail e mensagens, é preciso considerar as reuniões virtuais, feitas por plataformas de videoconferência.

Sistema de gestão de clientes

A organização é um fator muito importante no setor de vendas. Afinal, é preciso ter acesso rápido a dados sobre os clientes e a etapa em que cada um se encontra na negociação.

Sistema de CRM (Customer Relationship Management) são grandes auxiliares nesse sentido, ajudando a manter essas informações organizadas e facilitando a abordagem.

Coworking

O coworking é mais um recursos bastante interessante para vendedores remotos, proporcionando uma série de facilidades, como:

  • Local estruturado e estimulante para trabalhar;
  • Ambientes livres de ruídos para reuniões remotas;
  • Salas de reunião com locação por hora para encontros presenciais com clientes;
  • Endereço fiscal e comercial para vendedores autônomos incluírem em registros oficiais e materiais de divulgação;
  • Atendimento telefônico com transmissão de recados em tempo real para não perder nenhuma oportunidade de venda;
  • Oportunidades de networking com os coworkers.

5 Dicas para ter sucesso como vendedor remoto

Para se destacar na carreira de vendedor remoto, vale seguir algumas orientações práticas. Confira!

1. Tenha disciplina e organização

Trabalhar a distância exige disciplina e capacidade de autogestão para manter a produtividade e cumprir metas. Afinal, a maioria dos cargos de vendedor remoto não envolve o cumprimento de horários, sendo importante cada profissional criar suas próprias regras.

Algumas medidas que podem ajudar incluem:

  • Definir horários para iniciar e encerrar o trabalho;
  • Estabelecer pausas ao longo do dia para evitar o cansaço e manter o foco;
  • Utilizar uma agenda ou aplicativo para organizar compromissos, reuniões e prazos;
  • Contar com um ambiente de trabalho adequado, silencioso e sem distrações;
  • Revisar diariamente as tarefas pendentes e priorizar as mais importantes.

2. Invista em conhecimento

Conhecer bem o produto ou serviço, entender o perfil do cliente e acompanhar as tendências do mercado são fatores que fortalecem a argumentação na hora da venda.

É sempre importante lembrar que os vendedores mais bem sucedidos são aqueles que, mais do que cumprir metas, demonstram o desejo genuíno de oferecer soluções para os seus clientes.

3. Desenvolva habilidades de comunicação

Saber ouvir e se expressar de forma clara é fundamental para criar conexões com os clientes e inspirar confiança.

Isso se torna ainda mais relevante quando todo o contato ou a maior parte dele será feita por canais digitais. Assim, as habilidades de comunicação poderão superar as barreiras do digital, contribuindo para a construção de bons relacionamentos.

4. Use a tecnologia a seu favor

Explore ferramentas que otimizem o seu trabalho e ajudem a manter o relacionamento com os clientes ativo. Isso inclui desde as videoconferências até o envio de e-mails e mensagens periódicas para acompanhamento após a venda.

5. Cuide da sua imagem profissional

Mesmo à distância, a apresentação conta. Isso vale tanto para a forma de se comunicar quanto para o ambiente em que trabalha. Portanto, tenha atenção aos detalhes para proporcionar uma experiência positiva aos clientes e transmitir uma imagem de credibilidade.

Conte com o coworking como base para construir uma carreira sólida como vendedor remoto, receber clientes quando necessário e manter uma rotina de trabalho equilibrada.

Venha para uma das unidades do Club Coworking e esteja em uma das principais regiões de São Paulo para os negócios: Avenida Paulista, Faria Lima e Pinheiros. Acesse nosso site e saiba mais!