Existem algumas datas comemorativas que movimentam o mercado e a Páscoa é uma delas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2023 é esperado que as vendas relacionadas cheguem perto dos 2,5 bilhões de reais no Brasil.
Entender o cenário e as tendências é fundamental para criar estratégias e aproveitar a oportunidade de aumentar o faturamento do seu negócio. Continue a leitura para descobrir as vantagens que a páscoa pode oferecer para diferentes setores!
O que é a Páscoa para o comércio?
A Páscoa é uma data importante para o comércio em geral, especialmente para o setor de alimentos, doces e, claro, chocolates. É uma época em que muitas pessoas compram os tradicionais ovos, bombons e outros tipos de guloseimas para presentear amigos, familiares e clientes.
Além disso, muitos estabelecimentos comerciais, como restaurantes e hotéis, oferecem pacotes e promoções especiais para a data. Afinal de contas, esse é um tradicional feriado prolongado no Brasil, em que muitos aproveitam para viajar.
Portanto, para o comércio, a Páscoa pode representar uma oportunidade importante de aumentar as vendas e o faturamento. De acordo com a CNC, a Páscoa está em sexto lugar no ranking de datas que mais movimentam o varejo no Brasil.
Oportunidades de negócio na Páscoa
A Páscoa oferece oportunidades de negócio para diversos segmentos, como:
- Comércios que vendem ovos de Páscoa e chocolates em geral;
- Empresas de papelaria personalizada;
- Profissionais de design (para criação de layouts para embalagens, anúncios de lojas relacionados à data etc.);
- Docerias especializadas em nichos específicos, como: chocolates veganos, orgânicos, sem açúcar e sem lactose;
- Padarias que produzem pães de fermentação natural e fazem a tradicional colomba pascal;
- Lojas de formas, embalagens e outros materiais para a fabricação artesanal de ovos de Páscoa;
- Lojas de itens para mesa posta personalizados para a data;
- Serviços de entrega.
Além da grande associação entre Páscoa e chocolate, existem os costumes relacionados ao consumo de peixe na sexta-feira que antecede a data e no próprio almoço do domingo.
Então, restaurantes e bufês podem investir em pratos especiais para servir aos clientes, seja no próprio estabelecimento ou sob encomenda, para consumo em casa. E ainda tem as peixarias, que podem criar kits e oferecer seus produtos de forma inovadora.
Viu só quantas oportunidades de negócio a Páscoa oferece? Lembrando que essas são apenas algumas das possibilidades, cada empreendimento pode encontrar maneiras de inserir a data no seu planejamento e oferecer algo diferente aos clientes.
Como inovar na Páscoa e aumentar as vendas?
Se a ideia é inovar, é preciso ser criativo, buscar referências e criar algo novo. A seguir iremos compartilhar algumas sugestões que poderão servir como um direcionamento para as suas criações.
Lembre-se de adaptar as ideias de acordo com as particularidades do seu negócio e o perfil do seu público-alvo, assim poderá obter resultados incríveis. Acompanhe as dicas!
1. Crie promoções e pacotes especiais para a Páscoa
A venda de pacotes se aplica a diferentes segmentos, de produtos a serviços. Uma agência de viagens pode criar pacotes para destinos mais próximos, em que seja possível aproveitar os três dias de feriado prolongado.
Já as lojas de produtos relacionados, podem oferecer kits presenteáveis de chocolates e também outras opções de doces (ou até salgados). Na Páscoa, o foco está no formato de ovo, muitos empreendedores Brasil afora inovam com criações, como: ovo de Páscoa de coxinha, empada e outras iguarias tipicamente brasileiras.
Se para alguns essas novidades parecem exóticas demais, para outros é sinônimo de aumento das vendas. Afinal, se faz sentido para o seu público-alvo, por que não ousar?
2. Personalize os produtos e embalagens
O coelho é o grande personagem de destaque da Páscoa. Ele pode estar presente nos produtos de diferentes formas, como nos moldes para fabricação dos itens, embalagens, pelúcias etc.
Por ser uma data em que as pessoas gostam de presentear seus familiares, amigos e clientes, oferecer opções prontas é uma ótima pedida. Afinal, nem todo mundo tem tempo para fazer isso pessoalmente.
As cestas para crianças devem ter um tom lúdico e estimular a criatividade. Os kits com ovos de chocolate e confeitos para elas decorarem como quiserem têm feito bastante sucesso. Para adultos, vale incluir chocolates finos e vinhos que harmonizem.
3. Realize eventos e ações de marketing para a data
A Páscoa é, também, uma oportunidade para realizar diversos tipos de eventos e ações para promover a sua marca. São exemplos: degustações, workshops e atividades para crianças, cursos relacionados à data e até ações sociais.
4. Ofereça brindes e presentes aos clientes
Mesmo que o seu negócio não tenha nenhuma relação com o setor de alimentos e chocolates, ainda assim a Páscoa poderá ser explorada. Você pode oferecer brindes aos clientes que comprarem produtos específicos ou gastarem um valor mínimo em compras, como ovos de chocolate ou kits especiais.
5. Crie parcerias com outras empresas
As parcerias entre empresas que possuem o mesmo público-alvo, mas não são concorrentes, são positivas para todos os envolvidos. Afinal, é uma oportunidade de divulgar a sua marca para pessoas que podem se interessar por ela, mas ainda não a conhecem.
Para a Páscoa, confeitarias podem se unir a empórios e papelarias, por exemplo, comercializando cestas personalizadas recheadas de produtos, como: ovos de chocolate, vinhos, pães especiais e outros ingredientes para preparar receitas para a data em casa.
6. Atenção para a qualidade do atendimento
Em datas específicas, como a Páscoa, é comum que pessoas comprem de empresas pela primeira vez. Então, aproveite para causar uma excelente impressão, oferecendo um atendimento ágil e gentil.
Dessa forma, se a experiência for positiva, esses clientes sazonais podem ser fidelizados, aumentando o faturamento do negócio ao longo de todo o ano. Prepare sua equipe para surpreender não apenas através de produtos, mas também do serviço de atendimento.
Conclusão
A Páscoa é uma data comemorativa com grande potencial para movimentar o mercado. Se deseja aproveitar essa oportunidade para conquistar novos clientes e manter os antigos, é importante se planejar e inovar.
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