Se você já pensou em migrar para um escritório compartilhado, mas acha que trabalhar em um coworking é mal visto pelo mercado, é sinal de que precisa conhecer melhor essa forma de trabalho.
Coworkings são espaços totalmente equipados e ideais para profissionais de diferentes áreas. Então já podemos iniciar dizendo que essa opção não é nem de longe mal vista pelo mercado, pelo contrário!
Quer entender melhor a visão do mercado sobre profissionais e empresas estabelecidos em coworkings? Siga a leitura e confira!
A visão do mercado sobre trabalhar em um coworking
Agora que já esclarecemos que trabalhar em um coworking não é mal visto pelo mercado, vamos entender a visão geral sobre essa modalidade de trabalho. Para isso, precisamos compreender o que o mercado valoriza, que são soluções inovadoras e conectadas com a realidade atual.
Dito isso, o questionamento que fica é: como o mercado poderia enxergar de forma negativa um profissional que optou por trabalhar em um local que está totalmente conectado ao presente e ao futuro?
Se você se sentiu inseguro de se tornar membro de um coworking por acreditar que seus clientes o verão de forma negativa, saiba que esse medo não é real. O que ocorre é exatamente o contrário, pois esses espaços transmitem confiança, credibilidade e são muito mais práticos.
Um fato que comprova isso é que diversas empresas já consolidadas estão deixando seus escritórios particulares e migrando suas equipes para coworkings. Assim, conseguem otimizar os seus custos sem qualquer prejuízo à produtividade do time.
10 Fatos que comprovam que trabalhar em um coworking não é mal visto pelo mercado
Para comprovar que trabalhar em um coworking não é mal visto pelo mercado, selecionamos 10 fatos que mostram isso. Se você não sabe exatamente como esses espaços funcionam, essa é uma oportunidade de entender melhor.
1. Soluções baseadas em economia compartilhada estão em alta
O primeiro fato que já descarta a ideia de que trabalhar em um coworking é mal visto pelo mercado é que esse tipo de serviço está em alta. Os carros por aplicativo e o aluguel de imóveis por curtos períodos são bons exemplos disso.
A otimização de custos através das soluções baseadas em economia compartilhada é valorizada porque vai de encontro ao pensamento atual do uso inteligente de recursos.
2. Coworkings possuem uma estrutura completa de escritório
Além da economia, os coworkings possuem uma estrutura completa, com tudo o que os profissionais precisam. Não são simplesmente mesas enfileiradas, há salas privativas, estações de trabalho rotativas bem posicionadas, cozinha, lounge para descompressão e muito mais!
3. As salas de reuniões transmitem mais credibilidade
Precisa se reunir com um cliente? É só reservar a sala de reuniões e terá acesso a toda a estrutura necessária para fazer apresentações e resolver as questões que precisarem, com todo o conforto e privacidade.
O que acredita que transmite mais credibilidade: uma sala de reuniões assim ou marcar com o cliente em um restaurante ou cafeteria? Nem precisamos dizer a resposta, não é mesmo?
4. A localização estratégica é ótima para os negócios
Faz parte da estratégia de negócio de um coworking ter uma localização estratégica. Esse fator também beneficia os usuários, tanto em relação à praticidade de trabalhar em um local de fácil acesso e próximo a diferentes empresas, quanto pela questão de passar uma imagem positiva aos clientes.

Se deseja fazer parte de um espaço completo, venha para o Club Coworking (sede na Avenida Paulista).
5. É possível usar salas privativas
Se você deseja levar a sua empresa para um coworking, pode alugar uma sala privativa. Assim, tem toda a privacidade de um escritório convencional, mas com o benefício de estar em um ambiente estruturado sem se preocupar com esses detalhes e arcar com custos altíssimos.
6. A procura por coworkings está crescendo
Se trabalhar em um coworking fosse mal visto pelo mercado, não haveria tantos profissionais e empresas migrando para esses espaços, certo?
A procura, que já vinha em crescimento, teve um aumento significativo com a retomada impulsionada pelo avanço da vacinação. Após meses de home office, as pessoas estão buscando retornar ao trabalho presencial.
Como muitas empresas devolveram os imóveis dos escritórios durante o período de isolamento social, viram nos coworkings uma forma de voltar ao trabalho presencial mantendo a otimização dos custos.
7. Coworkings são espaços bonitos e bem decorados
Não dá para falar de coworkings e citar apenas a questão funcional, afinal, esses espaços são bonitos, bem decorados e organizados. Em uma situação em que o cliente vai até o local para uma reunião, por exemplo, esses fatores também influenciam na imagem que ele fará do profissional ou da empresa.
8. A facilidade para fazer networking é ótima para a carreira
Já pensou trabalhar em um local em que há profissionais e empreendimentos de diversos segmentos? Isso é ótimo para fazer networking e construir relações que podem gerar frutos, como indicações e parcerias de negócios.
Em vez de esperar para ampliar a sua rede de contatos apenas em situações específicas, como eventos, isso poderá acontecer em um dia qualquer, durante um happy hour ou uma pausa para o café.
Ser bem relacionado e conhecer pessoas faz uma grande diferença na carreira. Significa ser lembrado quando precisarem de alguém da sua área para uma oportunidade e criar conexões que agregam para a vida como um todo.
9. A flexibilidade é uma característica valorizada atualmente
Atualmente, a sociedade em geral está cada vez mais em busca de flexibilidade, seja em relação ao tempo, financeiramente, com serviços e outras questões. O coworking oferece exatamente isso aos seus usuários.
Empresas baseadas em escritórios compartilhados podem ampliar ou reduzir suas estações de trabalho conforme houver necessidade, sem multas e outros empecilhos.
10. Recepção e atendimento telefônico causam uma excelente impressão
Por fim, os coworkings possuem recepção e atendimento telefônico (que pode ser até bilíngue). Esse detalhe, além de praticidade, também contribui para fortalecer a imagem de credibilidade perante os clientes e as empresas parceiras.
Agora ficou mais do que provado que trabalhar em um coworking não é de forma alguma mal visto pelo mercado!
Se deseja fazer parte de um espaço completo e com toda a estrutura para uma rotina produtiva e confortável, venha para o Club Coworking! Entre em contato para saber mais.