Se você está pensando em deixar o home office e adotar o coworking, saiba que existem muitos motivos para realizar essa troca. De mais facilidade para fazer networking a mais qualidade de vida, os benefícios são muitos.
Mesmo que trabalhar em casa pareça bem mais cômodo e até econômico, as vantagens que poderá obter em um espaço de coworking são bastante interessantes e fazem valer o investimento.
Continue acompanhando para conferir 10 motivos e concluir por si só o quanto essa mudança pode ser vantajosa. Vamos lá?
Por que deixar o home office e adotar o coworking?
Se antes da pandemia do coronavírus muitas pessoas já mantinham uma rotina profissional em casa, depois que o vírus se alastrou pelo mundo o home office teve um grande salto.
E, sim, precisamos reconhecer que trabalhar em casa tem as suas vantagens e pode ser interessante. Entretanto, a possibilidade de compartilhar um escritório com outros profissionais, com toda estrutura e mantendo uma rotina, traz muitos benefícios.
Se você está em dúvida se deixa ou não o home office para adotar o coworking, confira 10 motivos para fazer isso o quanto antes!
1. Ter um espaço específico para o trabalho
Mesmo que você tenha um cômodo ou uma área específica da casa para trabalhar, ainda assim é a sua casa. Trabalhar, estar com a família, receber amigos, dormir e fazer outras tarefas no mesmo ambiente pode ser confuso e cansativo para muitos.
Poder chegar após o trabalho em outro espaço faz com que a mente relaxe mais. Da mesma maneira, estar em um local específico para o trabalho também ajuda na concentração e produtividade.
2. Mais facilidade para manter uma rotina
Muitos profissionais encontram dificuldade para se adaptar ao home office exatamente pela ausência de rotina. Com isso, dormem e acordam em horários desregulados, pulam refeições e, assim, acabam se enrolando com prazos e prejudicando a própria saúde.
O fato de precisar se deslocar até o escritório de coworking acaba naturalmente forçando uma rotina mais equilibrada. Mesmo que esses espaços sejam flexíveis e cada um faça o seu horário, há essa tendência de maior organização.
3. Transmitir mais credibilidade aos clientes
Profissionais que atuam em home office, quando precisam se reunir com clientes, precisam marcar em cafés, restaurantes e outros locais públicos. Em um coworking, há espaços específicos para reuniões, o que transmite mais credibilidade e confiança.
4. Possibilidade de fazer networking
Especialistas em carreira afirmam há anos a importância do networking para o sucesso profissional. Afinal, além de ser bom no que faz, é preciso que as pessoas conheçam o seu trabalho e se lembrem de você quando precisarem dos serviços que oferece.
Em um mesmo escritório de coworking podem atuar profissionais e empresas de diferentes áreas. Com isso, compartilhar esse espaço torna-se um convite ao networking. Assim, ao mesmo tempo em que você poderá indicar o trabalho dessas pessoas e até se tornar cliente delas, elas poderão fazer o mesmo contigo.
5. Ter acesso a uma boa estrutura
Manter um escritório bem localizado e com toda a estrutura necessária, com internet, mesas, cadeiras ergonômicas e outros detalhes, tem um alto custo. É um tipo de investimento que não cabe no orçamento da grande maioria dos pequenos empreendedores e profissionais autônomos.
Os espaços de coworking oferecem exatamente a possibilidade de desfrutar de toda essa infraestrutura por planos que cabem no bolso. Essa é a ideia das soluções baseadas na economia compartilhada, democratizar o acesso a bens e serviços.
6. Trabalhar em uma localização estratégica
A localização é um fator muito importante para um profissional e empresa. Afinal, isso implica tanto em mais praticidade para ir até o escritório todos os dias, quanto em causar uma boa impressão nos clientes.
Os melhores escritórios de coworking ficam exatamente em áreas estratégicas da cidade. Com isso, além de mais facilidade para fazer networking e parcerias de negócios, os profissionais têm acesso a estabelecimentos próximos para fazerem refeições e utilizarem outros tipos de serviço.
7. Flexibilidade
Flexibilidade é o que muitos profissionais buscam quando optam pelo home office. Entretanto, os espaços de coworking também têm essa vantagem. É possível variar os horários e até ficar em casa em determinados dias se necessário.
Se a liberdade é importante para você, saiba que ela continuará fazendo parte da sua rotina. A diferença é que irá trabalhar a maior parte dos dias em um espaço preparado especificamente para isso, com características que estimulam o bom desempenho.
8. Socialização com outras pessoas
Uma queixa comum entre os adeptos do home office é a solidão. Afinal de contas, em casa não há aquela pausa para o café com um colega, momentos de descontração e, até mesmo, a criação de laços de amizade.
A socialização é uma necessidade humana, para alguns ela vem mais forte e para outros nem tanto. Mas a verdade é que tendemos a nos sentir bem através dessa troca, mesmo as mais corriqueiras.
Um escritório de coworking é um convite à socialização. Embora todos fiquem concentrados durante o trabalho, sempre tem aquelas pausas após o almoço ou para o café, a conversa na área de convivência, situações que contribuem para o bem-estar.
9. Estímulos para ter ideias
Sair de casa, ver gente e estar em um local totalmente pensado para os negócios é um grande estímulo para a mente. Acredite, muitas ideias poderão surgir observando colegas de outras áreas, através de conversas e outras situações.
O cérebro precisa ser estimulado para criar. Passar o dia todo em casa pode acabar te impedindo de pensar fora da caixa e ter ideias criativas para o seu negócio e sua carreira.
10. Melhora no relacionamento com a família
Por fim, um motivo que, embora não tenha relação direta com a carreira, impacta o bem-estar, a saúde mental e, consequentemente, o desempenho profissional. O dia a dia no home office faz com que a pessoa esteja presente em casa sem poder dar atenção para a família.
Em muitos casos, há uma confusão entre estar verdadeiramente na companhia dos familiares e apenas dividirem o mesmo teto. O fato de sair para trabalhar e, ao retornar, poder estar com eles e passar tempo de qualidade estimula a união.
Já tinha se dado conta de quantos motivos existem para deixar o home office e adotar o coworking? Como pode ver, os benefícios são bastante amplos. E então, o que está esperando para mudar?