= x

Blog

Início / Blog

Evitando os 10 erros comuns cometidos por empreendedores inexperientes

Evitando erros comuns

Todos nós precisamos começar de algum lugar, certo? Ao iniciar uma jornada de empreendedorismo, é normal falhar. Inclusive, existem alguns erros comuns que grande parte dos empreendedores costumam cometer.

No entanto, hoje, com a facilidade para compartilhar e obter informações, tornou-se mais simples se preparar para evitar certos erros. Afinal, embora errar seja natural, quanto mais as falhas puderem ser evitadas, melhor.

Pensando nisso, preparamos um guia com os principais erros comuns cometidos por empreendedores inexperientes. Continue acompanhando para conhecê-los e descobrir como evitá-los. Vamos lá?

Erros comuns cometidos por empreendedores e como evitá-los

Confira a seguir dicas práticas para ajudar empreendedores inexperientes a evitarem os erros mais comuns que podem atrapalhar o crescimento do seu negócio.

Lembre-se de que todos nós cometemos erros, mas aprender com eles é o que nos permite crescer.

1. Falta de planejamento

Imagine construir uma casa sem um projeto, um orçamento e outros detalhes importantes definidos. Fazer isso é o mesmo que iniciar um negócio sem um plano de negócios sólido.

Um planejamento bem elaborado ajuda a definir metas com clareza, identificar oportunidades e antecipar desafios. Portanto, antes de dar o próximo passo, dedique tempo para planejar sua jornada empreendedora.

Como evitar: a melhor maneira de evitar a falta de planejamento e os problemas que ela pode gerar é se planejando. Caso não tenha conhecimento a respeito, busque-o, seja através de mentorias com empreendedores experientes ou cursos.

O Sebrae oferece um curso de plano de negócios online e gratuito. Aproveite esse tipo de oportunidade e prepare-se para a sua jornada empreendedora. Quanto mais preparado estiver, menor será o risco de errar.

2. Ignorar o público-alvo

Para abrir um negócio não basta ter uma ótima ideia, é preciso entender quem são seus clientes em potencial e o que eles realmente precisam. Ignorar essa etapa pode levar a investimentos equivocados em marketing e outras áreas.

Mais do que um produto ou serviço incrível, é necessário oferecer soluções para os consumidores, coisas que realmente gerem benefícios a eles. 

Como evitar: faça pesquisas de público, converse com as pessoas e adapte seu negócio com base nas informações que coletar.

4. Subestimar os custos

Os gastos de um negócio vão muito além do óbvio. Muitos empreendedores iniciantes se esquecem de considerar despesas como impostos, seguros, limpeza, manutenção e outros.

Manter uma empresa envolve diversos custos, de diferentes naturezas, e nenhum pode ser ignorado no orçamento. Ter todas as informações em mãos permite ao gestor tomar decisões embasadas e com risco reduzido de falha.

Como evitar: listando todos os custos previstos, fazendo pesquisas e projeções. Vale também verificar formas de reduzi-los, como, por exemplo, trocando o escritório tradicional pelo coworking, que é bem mais econômico e oferece uma estrutura completa para a empresa.

5. Resistir à mudança

O mundo dos negócios é dinâmico e está em constante evolução. Nesse cenário, os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que mostram disposição para se adaptar às mudanças.

Manter-se preso a padrões e se recusar a inovar pode fazer com que o seu negócio fique para trás, perdendo espaço para os concorrentes.

Como evitar: manter-se sempre atento às tendências do setor e ao comportamento do público-alvo. Afinal, mais do que saber se adaptar, é preciso também saber diferenciar o que faz sentido ou não para a sua empresa.

6. Falta de foco

Empreendedores inexperientes muitas vezes se dispersam em várias direções ao mesmo tempo, tentando abraçar o mundo. Com isso, não conseguem se dedicar com afinco a nada. Lembre-se de que é melhor fazer uma coisa com excelência do que várias coisas de uma só vez e alcançar resultados medianos.

Como evitar: concentre-se em um nicho específico e em um conjunto de produtos ou serviços que você consiga dominar e dê o seu melhor dentro desse contexto.

7. Negligenciar a gestão financeira

Não importa o quão bom seja o seu produto ou serviço, se você não gerenciar suas finanças de forma eficaz, seu negócio estará em risco. Tenha em mente que as finanças são o coração da empresa, logo, todas as decisões precisam considerá-las, da aquisição de um equipamento a uma nova contratação.

Como evitar: acompanhe suas receitas e despesas, estabeleça um sistema de contabilidade e saiba exatamente para onde seu dinheiro está indo. Vale a pena fazer um curso de gestão financeira, mais uma opção disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae.

8. Desistir facilmente

O caminho empreendedor é repleto de desafios, mesmo se informando, como está fazendo agora, não dá para evitar todos os obstáculos. Um erro comum de muitos empreendedores iniciantes é desistir na primeira dificuldade. Com isso, abrem mãos de sonhos e objetivos que poderiam dar certo com um pouco mais de persistência.

Como evitar: lembre-se de que o sucesso requer paciência e persistência. Esteja preparado para superar as adversidades, evitar as falhas, mas, se acontecerem, saiba aprender com elas e seguir em frente.

9. Ignorar a importância do marketing e da presença online

Em um mundo cada vez mais digital, ignorar o marketing online e a presença nas redes sociais pode ser um erro grave. Afinal, é um meio incrível de conhecer melhor os seus clientes e se conectar com eles, identificando suas preferências e necessidades.

Como evitar: investindo em estratégias de marketing eficazes para atrair clientes e expandir o alcance do seu negócio. Lembrando sempre que as redes sociais dependem de socialização, por isso, não basta atrair seguidores, é preciso interagir com eles.

10. Isolamento

O empreendedorismo pode ser um caminho solitário, mas não precisa e nem deve ser. Ficar isolado, além de ser difícil do ponto de vista emocional, impede que aprenda com outros empreendedores e também tenha a oportunidade de ensinar o que sabe.

Como evitar: conectando-se com outros empreendedores e participando de eventos do setor. Inclusive, vale reforçar uma dica que demos anteriormente, de trocar o escritório tradicional pelo coworking.

Se você deseja se tornar parte de uma comunidade diversa, onde a troca de conhecimento e experiências é valorizada, venha para o Club Coworking! Oferecemos diversas soluções para tornar a sua jornada empreendedora mais prática e bem-sucedida. Acesse nosso site para saber mais.